Como evitar sujeiras na hora de fazer frituras

As frituras são os alimentos preferidos da população em geral, todo mundo ama as batas fritas, cozinhas e pasteis, mas faze-las vai ocasionar em uma grande bagunça em sua cozinha. Respingos no fogão e no que estiver próximo quase sempre ocorre, mas saiba que isso pode sim ser evitado, agora saiba como. Conheça truques infalíveis para evitar sujeiras na hora de fazer frituras:

Deixe o alimento seco antes de entrar em contato com o óleo

Essa é uma das dicas mais importante, por isso vai ser a primeira. Os alimentos que estão mais encharcados são os que provocam mais os respingos, por isso é muito importante que esteja seco. Se o alimento estiver com algum liquido, pegue um papel toalha e seque-o antes de colocar na frigideira, isso vai fazer com que o liquido que estava nele passe para o papel toalha. Qualquer tipo de liquido quando entra em contato com o óleo quente, provoca vários espirros, sendo assim vai respingar no fogão, por isso se o alimento estiver “molhado”, seque antes.

Na hora que estiver fritando não frite tudo de vez

Um erro comum que cometamos ao fritar qualquer tipo de alimento é colocar todos de vez, mas nesse momento a pressa é inimiga da perfeição. É importante que coloque um de cada vez, ou no caso da bata, não coloque muita de vez. Quando colocamos todos os alimentos de vez, a temperatura do óleo automaticamente diminui, por isso você deve tomar esse cuidado.

O seu cuidado também é fundamental

Até agora estamos dando dicas relacionadas a fatores externos que vai ajudar na hora de fritar algum alimento, mas saiba que o seu cuidado é o principal fato. A maioria das pessoas jogam o alimento que vai ser fitado com força, isso faz com que o óleo que está dentro da panela, seja jogado para fora, consequentemente respingando no fogão. Tome muito cuidado, nesse momento, todas as precauções externas são importantes, mas o seu cuidado é mais valioso.

Mexa e fique de olho em quanto frita

Essa dica é principalmente para as pessoas dispersas. Fique de olhos bem abertos na hora de fritar o alimento, pois se ele queimar vai causar problemas futuros na hora de limpar a panela. Mexer o alimento é fundamental, pois quando ele fica parado no mesmo lugar, acaba grudando, por isso ficar de olho e sempre mexendo é uma obrigação. Restos de alimentos grudados já são chatos de serem retirados, ainda mais quando é de Frituras. A nossa dica é, mexa sempre para não queimar.

Trocar o óleo pelo menos uma vez se for fritar muitas coxinhas ou pasteis

Quem já fritou pastel ou cozinha (alimentos que vão demorar muito no geral) sabe que o óleo não fica com uma coloração boa após um grande período fritando. Minha recomendação é mudar o óleo quando a cor ficar estranha. Além de evitar respingos, pois quanto mais quente estiver, mais respingos ele pode causar, vai ajudar a coxinha a não queimar. Essa dica é especialmente para os alimentos que são fritados de um a um e o processo demora.